Pesquisa Ifpeam apresenta um panorama do comércio em Manaus no Dia das Mães 2022

Pesquisa Ifpeam apresenta um panorama do comércio em Manaus no Dia das Mães 2022

No período de 12 a 21 de maio, o Instituto Fecomércio de Pesquisas Empresariais do Amazonas (Ifpeam) realizou sondagem com empresários do comércio de Manaus, com o objetivo de apresentar o panorama das vendas na segunda maior sazonalidade do comércio, o Dia das Mães.

O levantamento entrevistou comerciantes em diferentes zonas da cidade e os indagou sobre a variação no quantitativo de vendas em relação a 2021, as principais formas de pagamento utilizadas pelos consumidores, a adesão a promoções na sazonalidade, o nível de estoque e a contratação de temporários.

O presidente da Fecomércio AM, Aderson Frota, explica que apesar das adversidades presentes em âmbito nacional e internacional, o Comércio está em franca recuperação. “Apesar do cenário negativo, com a alta dos combustíveis, dos fretes, das operações portuárias, que repercutem no preço das mercadorias, gerando inflação e a necessidade de aumento da taxa Selic pelo Banco Central, o Comércio mostra a sua recuperação e os números confirmam o crescimento do setor”, afirma.

Veja abaixo, os destaques da pesquisa:

Variação no quantitativo de vendas em relação a 2021

81% das empresas pesquisadas tiveram bons resultados no Dia das Mães deste ano, com a percepção de aumento no volume das vendas. 13% dos estabelecimentos relataram que as vendas em 2022 foram iguais às do ano passado e 3% dos entrevistados informaram que as vendas diminuíram.

Aumento nas vendas

Do total de empresas que relataram aumento nas vendas, 53% informaram que o crescimento foi de 11% a 20%. Para 35%, o incremento foi de 6% a 10%. Para 9% das empresas, aumento de até 5%. 3% dos entrevistados informaram um acréscimo superior a 20% nas vendas se comparadas ao mesmo período de 2021.

Diminuição nas vendas

No levantamento, entre as empresas que relataram queda nas vendas, 67% informaram que a diminuição foi de até 5%. 33% dos comerciantes sentiram variação negativa entre 11% a 20% se comparadas ao Dia das Mães 2021.

Principais formas de pagamento

O pagamento com Cartão de Crédito Parcelado foi responsável por 66% das vendas, enquanto a Transferência via Pix (18%) ocupou o segundo lugar entre as preferências dos consumidores. Dinheiro ou débito automático (16%) foi a terceira forma de pagamento mais utilizada.

Promoção

92% das empresas entrevistadas aderiram às promoções no Dia das Mães deste ano, enquanto 8% não concederam nenhum diferencial nos preços. Entre as promoções adotadas, os Descontos especiais aparecem em primeiro lugar (43%), seguidos por Ofertas relâmpagos (27%) e Vendas parceladas s/juros (27%).

Nível de estoque 2021/2022

76% dos comerciantes informaram que o estoque para o Dia das Mães 2022 estava maior em relação ao de 2021. Para 21%, estava igual e para 3% dos entrevistados, o estoque estava menor.

Contratação de funcionários temporários

77% dos informaram que não contrataram funcionários nos últimos 3 meses que antecederam a sazonalidade, enquanto 23% disseram que abriram oportunidades para novos funcionários. Dos entrevistados que realizaram contratações, 82% abriram oportunidades para até 2 funcionários, enquanto 18% contrataram de 3 a 4 funcionários.

Para acessar a pesquisa, clique aqui.