IFPEAM

O Instituto Fecomércio de Pesquisas Empresariais do Amazonas (IFPEAM) tem como finalidade implementar ações na área da pesquisa, do desenvolvimento institucional e da cultura, bem como apoiar os setores do comércio e prestação de serviços, visando o seu desenvolvimento econômico, social, cultural, sindical e político.

O IFPEAM oferece dados confiáveis sobre a economia do comércio local por meio de suas pesquisas e tem por objetivos:

  • Organizar e coordenar a execução de cursos, seminários, palestras, encontros, treinamentos e outros eventos, que visem à melhoria da capacidade tecnológica e gerencial dos setores empresariais ou outros, mediante convênios ou contratos;
  • Elaborar estudos, projetos, planos, programas e obras literárias e culturais, objetivando o crescimento e a modernização das atividades empresariais ou de outros setores públicos ou privados, mediante celebração de convênios ou contratos;
  • Captar, gerar, armazenar e difundir a informação e o conhecimento necessários ao desenvolvimento dos setores do comércio e de serviços, manter e executar projetos de natureza socioeconômica, sociocultural, literária e outros de interesse da comunidade.

Hoje o IFPEAM trabalha com as seguintes pesquisas:

SONDAGEM CONJUNTURAL DE DESEMPENHO DO COMÉRCIO VAREJISTA - visa analisar o desempenho dos setores em termos de volume de vendas, formas de vendas, nível de emprego, folha de pagamentos e estoque e, outras informações importantes para o estudo de tendências, alterações de perfis de oferta/demanda, opções de mercado, produtos substitutos, além de outras.

Ver relatórios »


INTENÇÃO DE COMPRA E CONFIANÇA DO CONSUMIDOR - visa identificar o sentimento dos consumidores, levando em consideração suas condições econômicas atuais e suas expectativas quanto à situação futura da economia local. As informações obtidas são particularmente importantes para as empresas do comércio varejista, pois servem como balizador para tomada de decisões de investimentos e planejamento de compras.

Ver relatórios »


COMPORTAMENTO DO TURISMO NA REGIÃO METROPOLITANA DE MANAUS - visa traçar o perfil do turista que visita a região, e ao mesmo tempo, conhecer suas opiniões sobre os serviços prestados por profissionais e estabelecimentos ligados ao setor. O trabalho é constituído de informações que permitirão a todos os agentes envolvidos com o turismo amazonense conhecer seu cliente e, a partir daí, formular estratégias de negócios que possibilitem a obtenção de uma posição sólida nesse mercado, que a cada dia se mostra mais competitivo.

Ver relatórios »


Informações: 3234-5222 / Ramal 211
E-mail: ifpeam@fecomercio-am.org.br
Endereço: Rua São Luiz, nº 555 - Adrianópolis