Comércio varejista de Manaus supera expectativa de vendas de fim de ano, revela pesquisa da Fecomércio AM

Entre os dias 05 e 13 janeiro, a Fecomércio AM, por meio do Instituto Fecomércio de Pesquisas Empresariais do Amazonas (Ifpeam), realizou pesquisa de sondagem de vendas com a participação de 60 empresas de Manaus, para revelar o resultado das vendas do comércio varejista no Natal e na Black Friday.

Em relação à Black Friday, 52% das empresas registraram crescimento nas vendas em 2022, quando comparado ao ano anterior, 45% das empresas ouvidas mantiveram o nível de vendas e apenas 3% declararam retração. Sobre o aumento das vendas, 23% declararam crescimento nas vendas entre 06% e 10%, enquanto que 13% dos entrevistados relataram aumento de até 5%, 15% declararam aumento de mais de 6%, e 48% optaram por não responder.

Já as vendas de Natal, apresentaram um resultado positivo para 85% das empresas entrevistadas. Apenas 8,3% declararam diminuição das vendas na semana do Natal e 6,7% informaram que as vendas foram iguais ao ano anterior.

“O empresário do comércio vem de um longo processo recessivo sobrevivendo mais do corte de despesas que propriamente aumento de receita, o que justifica os elevados percentuais de crescimento como declarado por 18,3% com crescimento superior a 20%, outros 41,7% cresceram entre 11 e 20%. Ainda como bom desempenho, mesmo para um período de vendas aquecidas, 25% declararam crescimento entre 6 e 10%. Apenas 13,3% não responderam”, explica a pesquisa da Fecomércio AM.

A pesquisa compreende 55% empresas de pequeno porte, 18% microempresas, 15% empresas de médio porte e 8% são grandes empresas. O questionário aplicado revelou, ainda, o Centro Comercial da cidade como líder na preferência dos consumidores e famílias para a compra dos presentes com 41,7% da preferência dos entrevistados, seguido por shoppings centers (30%) e comércio de bairro (13,3%).

Expectativa Positiva

Sobre o desempenho da economia do Amazonas em 2023, 86,7% acreditam que será melhor do que o ano anterior. Outros 11,7% acreditam que será igual e apenas 1 empresário da amostra acredita que tende a piorar um pouco, mas nenhum entrevistado aposta em recessão.

Clique no link abaixo para conferir a pesquisa na íntegra: