Senac-AM e Prefeitura de Manaus realizam aula-show de gastronomia com chef francês Erick Jacquin

Senac-AM e Prefeitura de Manaus realizam aula-show de gastronomia com chef francês Erick Jacquin

A Unidade Centro do Senac-AM sediou, na manhã de ontem (5/9) uma aula-show de gastronomia com a presença do renomado chef de cozinha francês Erick Jacquin.

Ao todo, 80 participantes – entre culinaristas, estudantes e representantes de órgãos parceiros – estiveram na atividade. Com a colaboração do Senac-AM, a ministração da aula-show abriu oficialmente o evento cultural de artes integradas #SouManaus Passo a Paço, organizado pela Prefeitura de Manaus, com o intermédio da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult).

A aula-show teve início com a abertura de uma roda de conversa com o chef Erick Jacquin. Por mais de duas horas, o convidado e os participantes trocaram experiências e compartilharam vivências sobre os desafios da culinária, como os modos de preparo dos alimentos até as boas práticas de gestão de um restaurante.

Qualificação profissional

Jacquin, que ganhou popularidade na TV ao ser jurado e apresentador dos programas ‘MasterChef Brasil’ e ‘Pesadelo na Cozinha’, enfatizou que a França e o Brasil são referências na gastronomia mundial. Ele ressaltou ainda que a troca de conhecimentos, em especial, por quem busca seguir a carreira na gastronomia, é essencial para uma trajetória exitosa.

“Foi um prazer ter sido convidado e participar desse bate-papo maravilhoso, ainda mais dentro de uma escola, porque acredito que estudar é muito importante. Estudar é fundamental para começar nessa profissão. Quanto mais jovem se começa a estudar, melhor é”, pontuou.

De acordo com a Diretora de Educação do Senac-AM, Ellen Castro, a fala de Jacquin sobre o papel da qualificação educacional vai de encontro à proposta da instituição enquanto formadora de futuros profissionais ao mercado de trabalho.

“O Senac é destaque como escola de referência na área de gastronomia. Os estudantes presentes puderam prestigiar, num espaço à altura, um chef com a estrutura de quinta grandeza, podendo falar e passar para eles orientações sobre a carreira na vida deles. Então, é uma colaboração para a carreira deles e de refletirem sobre”, comentou.

A gastronomia regional como destaque

No decorrer da aula-show, os convidados puderam experimentar um menu preparado pelos alunos de gastronomia da Faculdade Senac-AM com a colaboração do chef Jacquin, em uma união da culinária regional amazonense com a francesa. Pirarucu, tucupi, jambu e champanhe foram alguns dos itens utilizados nas receitas servidas.

Um dos participantes, o presidente da Associação Brasileira da Indústria Hoteleira do Amazonas (ABIH-AM), Roberto Bulbol classificou como excelente a ministração da aula-show por Jacquin, e disse que ações como essa, elevam a gastronomia amazonense.

“O Jacquin é uma pessoa muito conceituada em todo o Brasil e no mundo. Ele pôde experimentar também os temperos amazônicos e a culinária indígena. Então, poder mostrar toda essa culinária exótica que nós temos é importante. Quando você chega em qualquer estado, o que você quer fazer? Você quer experimentar sempre as comidas regionais daquela região. E Manaus já tem essa tradição de peixe, dos restaurantes regionais, que é muito importante e bem frequentado, e tem muito a oferecer”, disse.

Para o Diretor-Presidente da Manauscult, Osvaldo Cardoso, que ressaltou a confiança do Senac-AM e a parceira institucional de longa data, essa troca de experiências em gastronomia ampliará a bagagem cultural dos novos chefs.

“O Senac, acima de tudo, tem um trabalho exitoso na formação profissional e em seus trabalhos no social. Essa parceria da Prefeitura de Manaus com o Senac-AM auxilia na formação de novos chefs. O Jacquin já traz essa culinária para o Brasil há muito tempo. A cultura cresce na diversidade e é essa galera que vai cozinhar no futuro”, concluiu.