Restrição do funcionamento de atividades não essenciais no Amazonas

Restrição do funcionamento de atividades não essenciais no Amazonas

O presidente da Fecomércio AM, Aderson Frota, na manhã desta quarta-feira (23), participou de reunião na sede do Governo do AM. No encontro, o governador Wilson Lima e membros do Comitê de Enfrentamento à Covid-19 apresentaram dados epidemiológicos fornecidos pela Fundação de Vigilância em Saúde (FVS-AM), que levaram o Governo do AM a adotar medidas de restrição para conter o avanço da Covid-19 no período das festividades de fim de ano.

Segundo as medidas, no período de 26 de dezembro a 10 de janeiro de 2021, ficarão restritos o funcionamento de atividades não essenciais na capital e interior do estado.

Os estabelecimentos com serviços essenciais, como padarias, supermercados, farmácias, vendas de gás, água e hotéis continuam abertos. Restaurantes dos hotéis apenas vão atender os hóspedes.

O governador destacou que o Comitê de Enfrentamento à Covid-19 irá se reunir com representantes do comércio e da indústria, para finalizar a formatação do decreto, que será publicado nos próximos dias. "Tenho conversado muito com os membros do comitê, com o pessoal da Vigilância em Saúde, monitorando e entendendo quais medidas devemos tomar e que ações são necessárias para conter a disseminação do vírus, preservando a vida das pessoas, mas encontrando um equilíbrio de funcionamento mínimo das atividades econômicas”, salientou Wilson Lima.

O presidente da Fecomércio AM manifestou que a entidade está solidária com a medida, mas que fosse analisada a possibilidade de escalonar a interrupção de determinados segmentos em vez da suspensão total. Frota solicitou ainda o apoio da Afeam (Agência de Fomento do Estado do Amazonas) para socorrer as empresas com capital de giro e que a Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz AM) permita a prorrogação do vencimento dos tributos normais e das primeiras parcelas do Refis 2020.

*Com informações da Secom AM