Projeto de Redução do Custo Brasil

O presidente da Fecomércio AM, Aderson Frota e o assessor econômico da instituição, José Fernando Pereira, participaram, nesta segunda-feira (19), do encontro “Projeto de Redução do Custo Brasil” realizado pela Federação das Indústrias do Estado do Amazonas (Fieam).

Na ocasião, o secretário de Desenvolvimento da Indústria, Comércio, Serviços e Inovação do Ministério da Economia, Jorge Luiz de Lima, proferiu palestra sobre as perdas de competitividade ocasionadas pelo Custo Brasil.

Lima abordou as deficiências estruturais brasileiras e apresentou os desafios para a logística, desburocratização e acesso ao crédito no país. “Há uma série de medidas, que levam à desburocratização, à capitalização e que te deixam em uma posição de ser mais competitivo, gerando mais empregos estruturantes. É um desafio muito grande e esse bem é para o Brasil em primeiro lugar”, ressalta.

O presidente da Fecomércio AM se manifestou e expôs as dificuldades enfrentas pelo ambiente de negócios no AM. “Estamos distantes de toda infraestrutura de logística boa do Brasil, só o AM corresponde a quase 20% do território brasileiro, e temos uma das logísticas de transporte mais complexas do país com o maior custo, maiores carências e distâncias, e tudo isso passa despercebido. Precisamos focar na racionalidade, para reduzirmos os custos e viabilizarmos os negócios”, salientou.

Participaram do encontro, representantes dos setores produtivos, das forças armadas e autoridades.