Pesquisas econômicas do IBGE

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) já iniciou a coleta das pesquisas anuais do Comércio, Produtos, Serviços, Indústria e Construção Civil. No total, 4.134 empresas estão selecionadas para participar das pesquisas no Amazonas, e o Instituto pede para que os empresários ou os contadores responsáveis colaborem, respondendo aos questionários.

As empresas podem responder às pesquisas através do site de questionários eletrônicos do IBGE: https://questionarios.ibge.gov.br/downloads-questionarios.

As pesquisas econômicas estruturais do IBGE são compostas pela Pesquisa Industrial Anual (PIA-Empresa), Pesquisa Industrial Anual (PIA-Produto), Pesquisa Anual da Indústria da Construção (Paic), Pesquisa Anual de Comércio (PAC) e Pesquisa Anual de Serviços (PAS).

A empresa que deixar de enviar as informações ao IBGE ficará sem o certificado de quitação de informações estatísticas emitido pelo instituto. O certificado é necessário para participar de licitações ou ter acesso a benefícios fiscais em órgãos públicos como a Suframa. Além disso, sem o certificado do IBGE, a empresa poderá ser impedida de fornecer produtos ou prestar serviços à administração pública.

Para esclarecimentos ou informações, as empresas podem entrar em contato pelos telefones (92) 3306-2010 ou pela central de atendimento do IBGE: 0800-721-8181.