Pesquisa Ifpeam aponta a intenção de compra dos consumidores manauaras para o Dia dos Namorados 2022

No período de 10 a 20 de maio, o Instituto Fecomércio de Pesquisas Empresariais do Amazonas (Ifpeam) realizou levantamento de Intenção de Compra e Confiança do Consumidor manauara para o Dia dos Namorados 2022.

O objetivo do estudo foi apurar as expectativas de consumo para essa importante sazonalidade do calendário comercial. O levantamento ouviu 315 consumidores em diferentes zonas da cidade e os indagou sobre o que pretendem comprar, quanto esperam gastar e a forma de pagamento utilizada. Os participantes também informaram o que desejam receber de presente.

O presidente da Fecomércio AM, Aderson Frota, reforça a importância do estudo para identificar as preferências dos consumidores e nortear as decisões dos empresários do comércio. “As pesquisas do Ifpeam têm a finalidade de medir as expectativas do consumidor no que tange a pretensões de gastos, produtos preferidos e os locais escolhidos para as compras. Quando levantamos todos esses quesitos, enviamos aos empresários. Com o nosso estudo, as empresas podem se preparar, adequar as promoções e ajustar os estoques em relação às necessidades dos consumidores”, analisa.

Veja abaixo, os destaques da pesquisa:

O que pretendem comprar?

Em relação aos produtos e serviços que ocupam a preferência dos consumidores, a pesquisa identificou as escolhas que estão no foco dos entrevistados para o Dia dos Namorados 2022:

- Vestuário (22%);
- Perfumes e/ou cosméticos (16%);
- Calçados (12%);
- Almoço e/ou Jantar (10%);
- Flores e/ou Buquê (10%);
- Joias/Relógios (6%);
- Celulares e/ou Smartphones (5%);
- Cestas/Chocolates (5%);
- Lingerie (4%);
- Eletroeletrônico (3%);
- Bolsas e/ou Acessórios (2%).

Quanto pretende gastar por presente?

No que se refere ao valor que pretendem gastar nas compras, os entrevistados analisaram faixas de preços e enquadraram suas pretensões de gastos:

44% na faixa de R$ 101,01 a R$ 200,00;
30% na faixa de R$ 50,01 a R$ 100,00;
22% na faixa de R$ 201,00 a R$ 500,00;
2% na faixa de R$ 501,00 a R$ 999,00;
2% acima de R$ 1.000,00.

O que desejam ganhar de presente?

Um dos diferenciais desse estudo é a identificação dos presentes que os consumidores esperam ganhar na sazonalidade. Abaixo, os principais itens apontados:

- Perfumes e Cosméticos (28%);
- Calçados (21%);
- Vestuário (19%);
- Jóias e Relógios (6%);
- Lingerie (5%);
- Almoço e Jantar (4%);
- Flores e/ou Buquê (4%);
- Bolsas e Acessórios (4%);
- Celulares e Smartphones (4%);
- Viagens e Passeios (2%);
- Artigos esportivos (1%).

Quem pretende presentear?

Nas 285 respostas desse item, os Namorados e Namoradas representam 64% dos homenageados no próximo de 12 de junho, mas não serão os únicos presenteados nessa data, Marido/Esposa (30%) aparecem como segunda opção e em terceiro lugar Noivos e noivas (5%).

Onde pretende comprar o presente?

Na pesquisa, 52% dos participantes optarão por fazer as compras em Shopping Centers, e, 17% preferem fazer as compras no Centro da Cidade. Já as lojas de Bairro são a opção para 14%, enquanto 7% farão suas compras em Lojas de departamento. As compras realizadas em plataformas digitais (E-commerce) têm a preferência de 10% dos entrevistados.

Forma de pagamento?

Quando indagados sobre a “forma de pagamento” que será utilizada na hora das compras, o parcelamento no cartão de crédito é a escolha preferida para 58% dos entrevistados. Em seguida, aparecem empatados com 11% o pagamento em Dinheiro, a transferência via Pix e o pagamento à vista no Cartão de Crédito.

O que os consumidores levam em consideração ao comprar?

Nesse item, observou-se que o “Preço” (49%) é o principal fator que o cliente leva em consideração ao comprar, em seguida aparece a “Qualidade dos produtos” (29%), e, para (23%) dos entrevistados “Promoções/Descontos” é o fator que influencia a compra. A pesquisa revela também o Comportamento do Consumidor pós-pandemia em relação à sua decisão de compra. “Localização” (12%) ocupa a quarta posição no levantamento.

Para acessar a íntegra da pesquisa, clique aqui.