Pesquisa Ifpeam - Intenção de Compra para o Dia dos Pais

Pesquisa Dia dos Pais

No período de 20 a 29 de julho, o Instituto Fecomércio de Pesquisas Empresariais do Amazonas (Ifpeam) realizou levantamento de Intenção de Compra e Confiança do Consumidor para o Dia dos Pais na cidade de Manaus, que tem por objetivo identificar a intenção de compra por segmento, escolha do local para as compras, intenção de gastos, modalidade pagamento, entre outros.

As informações obtidas são particularmente importantes para as empresas do comércio varejista, pois servem como balizador para tomada de decisões de investimentos e planejamento de compras.

A pesquisa foi realizada com 293 consumidores.

Veja abaixo, os destaques da pesquisa:

• Intenção de compra para o Dia dos Pais em 2021

Os entrevistados foram indagados se pretendem comprar algo para o Dia dos Pais, 73% responderam que pretendem comprar na sazonalidade, 14% não irão comprar e 9% estão indecisos.

• Intenção de compra por segmento

Os consumidores continuam com suas intenções de compra para os bens de consumo de natureza pessoal. Com destaque para a compra de vestuário (32%), perfumaria (20%), calçados (18%), smartphone (9%), relojoaria (9%), artigos eletrônicos (6%), artigos esportivos (5%), informática (2%).

• Local de Compra

Quanto ao local onde os consumidores costumam realizar suas compras, constatou-se que a preferência da maioria dos entrevistados são os shopping centers (50%), seguido do centro da cidade (37%) e do Comércio local (13%).

• Intenção de Gastos com Presentes

Quando indagados em relação a quanto os consumidores pretendem gastar com o presente, constatou-se que 82% esperam gastar entre R$ 50 e R$ 300,00, seguido de 8,2%, que esperam gastar mais de R$ 801,00.

• Critérios de escolha na hora da compra

A maioria dos entrevistados, levam em consideração na hora da compra, o preço (38%), promoções (17%), segurança (15%), variedade de produtos (12%), variedade de lojas (5%), localização (5%), climatização (3%) e estacionamento (3%).

• Modalidade de pagamento

Este mês, observou-se que a maioria dos consumidores utilizaram a modalidade dinheiro ou débito automático como principal forma de pagamento (56%), no entanto, observou-se que os consumidores que costumam realizar seus pagamentos por meio de cartão de crédito representaram 41% do total. Pretendem utilizar o sistema de pagamentos e transferências instantâneas PIX, 3% dos entrevistados.

Para acessar a pesquisa completa - clique aqui.