Painel do Comércio no Amazonas - 2022

O biênio 2020-2021 foi desafiador para o Comércio de Bens, Serviços e Turismo, muitos percalços decorrentes da pandemia de Covid-19 foram superados e mostraram a resiliência do setor comercial em todo o País. Mesmo nesse cenário de crise econômica e social, o segmento mostrou a sua importância e participação pujante na economia do Amazonas.

Hoje, o setor é responsável pela manutenção de mais de 320 mil postos de trabalho, ou seja, 69% dos empregos formais do estado, de acordo com dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged). É também o maior arrecadador de ICMS e outros tributos, com a maior área de abrangência e atuação (capital e interior do estado), sendo a matriz econômica que atende e serve a população em todas as suas necessidades de consumo de bens e serviços.

Por meio de dados fornecidos pelas mais respeitáveis instituições, a Fecomércio AM produziu o relatório abaixo para dar destaque e comprovar a importância do Comércio de Bens, Serviços e Turismo para a economia do nosso estado.

Arrecadação Sefaz AM

*Fonte: Sefaz AM


Participação no valor adicionado bruto (%) Amazonas – 2010/2020

*Fonte: IBGE


PIB por atividade econômica - Participação dos setores na composição do PIB 2020

*Fonte: IBGE


*Fonte: IBGE


Emprego Formal no Amazonas 2022

*Fonte: Caged - Ministério do Trabalho e Previdência


Quadro Comparativo de Recolhimento do ICMS

Os números apresentados acima mostram a força da recuperação da nossa economia e refletem a importância do trabalho em equipe, principalmente, entre governo, empresários e sociedade civil organizada. No estudo acima, focamos na relevância do setor comercial no economia (PIB) na arrecadação e na geração de empregos no Estado.