Livro escrito por professor do Senac AM busca otimizar custos de infraestrutura de TI

Edwins de Moura Ramires é docente da instituição há 8 anos em cursos de tecnologia

O livro intitulado “Processo de virtualização de recursos sobre a plataforma de nuvem privada: otimização de custos com infraestrutura de TI ISBN: 978-65-87643-49-6” é fruto da pesquisa de mestrado em Engenharia de Processos, do professor Edwins de Moura Ramires, que há 8 anos atua como docente em cursos de tecnologia do Senac Amazonas.

De acordo com o professor, a obra nasceu da dissertação desenvolvida para o mestrado em Engenharia de Processos, apresentado a Universidade Federal do Pará (UFPA) em 2019. O livro é uma publicação da Editora Alexa Cultural, de São Paulo, e foi concluído em 2020.

“O tema da obra trata da disseminação do conhecimento técnico para elaboração de projetos de computação em nuvem do tipo IaaS, que utilize ferramentas com código fonte livre, barateando a sua implantação e tendo como alvo novos empreendedores do segmento de Tecnologia da Informação”, explica Ramires.


O agora mestre em Engenharia de Processos também é especialista em Sistemas de Telecomunicações, especialista em Docência do Ensino Superior e tecnólogo em Rede de Computadores. Edwin atua nos cursos da Academia Cisco CCNA v7 – Introdução às redes, Data Cabling System (Certificação Furukawa) e Fibras Ópticas (Certificação Furukawa).

O docente também ministra aulas nos cursos Técnico em Informática, Desenvolvimento de Projetos com Arduino, Administração de Redes Windows e Linux,Formação Autocad 2D & 3D, Design Gráfico Digital, Manutenção Básica de Tablets e Smartphones, Manutenção e Montagem de Desktops e Notebooks, Técnico em Manutenção e Suporte em Informática, Recursos Avançados de Word e Excel, Relatórios Online e Dinâmicos com o Power BI Desktop, Excel com Dashboard.

Academia Cisco

O Senac Amazonas, por meio do Centro de Informática (CIN), passou a integrar o site da CISCO (https://www.netacad.com/portal/pt-br/academy/52617?academy_type=ca) que é considerada uma das maiores empresas de Tecnologia em Redes de todo o mundo.

Conforme o gestor do CIN, Nailson Andrade, o feito inédito ocorreu em dezembro de 2020, no entanto, um caminho começou a ser percorrido para que a instituição pudesse ofertar cursos desse portfólio.

“Nós precisávamos de professores aprovados em uma certificação CNNA1.

Então, no final fevereiro foram indicados os professores Edwins Ramires, Felipe Cruz e Jaime Handa para essa certificação, onde teriam 10 provas. Recentemente recebemos a excelente notícia que os três estão aprovados. Eles (professores) ganham para carreira profissional e currículo, e o Senac ganha por expandir ainda mais seu portfólio de cursos”, finaliza Nailson.