IBGE - Vendas no varejo do Amazonas sobem 7,4%, em abril

IBGE - Vendas no varejo do Amazonas sobem 7,4%, em abril

*Com informações do IBGE – Unidade Amazonas

As vendas no comércio varejista do Amazonas subiram 7,4% na passagem de março para abril, a maior alta para o mês desde 2000, após outras duas altas consecutivas, nos meses de fevereiro (15,8%) e março (14,7%). O setor acumula crescimento de 4,3% no ano e de 9,0% nos últimos 12 meses. Na comparação com abril de 2020, período da primeira onda de Covid-19 no Estado, o índice foi de 53,4% de alta. Os dados são da Pesquisa Mensal do Comércio (PMC), divulgada hoje (8) pelo IBGE.

O índice nacional do volume de vendas do comércio mostra alta de 1,8%, em abril. O resultado positivo atingiu sete das oito atividades investigadas pela pesquisa. A maior alta no Brasil foi para o setor de Móveis e eletrodomésticos (24,8%). Outras variações positivas vieram dos setores de Tecidos, vestuário e calçados (13,8%), Equipamentos e material para escritório, informática e comunicação (10,2%), Outros artigos de uso pessoal e doméstico (6,7%), Livros, jornais, revistas e papelaria (3,8%), Combustíveis e lubrificantes (3,4%) e Artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos (0,9%). Já o setor de Hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo (-1,7%) foi o único a ter retração frente ao mês anterior.

Destaques

· Em abril, o comércio amazonense registrou crescimento de 7,4%, com relação a março, quando o volume de vendas também apresentou expressivo crescimento (14,7%);

· Em abril de 2021, na comparação com o mesmo mês de 2020 (período do primeiro pico de Covid-19 no Amazonas) houve crescimento de 53,4%. E na comparação entre o período de janeiro a abril de 2021 com o mesmo período de 2020, houve alta de 4,3% no volume de vendas do comércio;

· A receita nominal do varejo também registrou alta em abril (6,7%);

· Em abril de 2021, o varejo ampliado, que inclui automóveis, peças e material de construção, teve alta de 4,4% em relação ao mês anterior. No acumulado no ano a variação também apresentou resultado positivo, alcançando 8,2%, no Amazonas.

Volume de vendas

Em abril de 2021, o volume de vendas do comércio varejista amazonense cresceu 7,4%, frente ao mês anterior. Na comparação com o mesmo mês do ano anterior, período da primeira onda de Covid-19 no Estado, houve crescimento de 53,4%. No acumulado no ano, o setor apresentou desempenho de 4,3%, na comparação com o mesmo período do ano anterior; e no acumulado dos últimos doze meses, o indicador alcançou 9,0% de alta.

Volume de vendas – ranking da variação mês/mês anterior

O crescimento de 7,4% no volume de vendas do comércio amazonense, em abril, foi o oitavo maior avanço entre as unidades da federação. Os piores desempenhos foram os do Mato Grosso, com -1,4%, Alagoas, com -1,1% e Sergipe, com -0,8%; e os melhores desempenhos foram os do Distrito Federal, com 19,6%, Rio Grande do Sul, com 14,9%, e Amapá, com 10,8%.

Volume de vendas – ranking da variação acumulada no ano

A variação percentual acumulada no ano, de 4,3%, colocou o comércio varejista do Amazonas numa posição intermediária (15ª) entre as unidades da federação. Os piores desempenhos foram os de Tocantins, com -9,8%, Distrito Federal, com -7,0%, e Mato Grosso, com -1,4%; e os melhores desempenhos foram os do Amapá, com 22,8%, Piauí, com 17,7%, e Rondônia, com 17,3%.

Receita nominal de vendas

Em abril de 2021, a receita nominal de vendas do comércio varejista amazonense cresceu 6,7%, frente a março. Na comparação com abril de 2020, momento da primeira onda de Covid-19 no Estado, a receita do comércio varejista no Amazonas alcançou 66,4% de crescimento. No acumulado do ano, o setor apresentou 15,8% de alta, em relação ao mesmo período do ano anterior; e no acumulado dos últimos doze meses, o indicador avançou 16,7%.

Receita nominal de vendas – ranking da variação mês/mês anterior

O Amazonas cresceu 6,7% na receita nominal de vendas do comércio varejista, em abril, na comparação com março de 2021. Este avanço do Amazonas foi o sétimo maior entre as unidades da federação. Os piores desempenhos foram os de Sergipe, 0%, Mato Grosso, com -0,5%, e Alagoas, com -0,9. E os melhores desempenhos foram os do Rio Grande do Sul, com 12,0%, Tocantins, com 10,8%, e Amapá, com 10,3%.

Comércio Ampliado

De acordo com a pesquisa, Comércio Ampliado é o comércio normal mais a comercialização de automóveis, peças e material de construção. Em abril, o volume de vendas do varejo ampliado amazonense cresceu 4,4%, frente a março. Na comparação com o mesmo mês do ano anterior, período da primeira onda de Covid-19 no Estado, o comércio varejista ampliado no Amazonas avançou 74,6%. No acumulado do ano (janeiro a abril), o setor apresentou crescimento de 8,2%, em relação ao mesmo período do ano anterior. Já no acumulado dos últimos doze meses, o indicador avançou 11,6%.

Comércio ampliado – ranking da variação mês/mês anterior

A variação mensal do volume de vendas do comércio varejista ampliado, de 4,4%, obtida em abril, colocou o Amazonas na 14ª posição entre as unidades da federação. Os piores desempenhos foram os de Roraima, com -1,5%, Alagoas, com -0,8%, e Espírito Santo, com 0,4%. Os melhores desempenhos foram os do Ceará, com 18,7%, Bahia, 17,7%, e Tocantins, com 17,2%.

Comércio ampliado – ranking da variação acumulada no ano

A variação percentual acumulada no ano, de 8,2%, obtida em abril pelo Amazonas, colocou o Estado na 21ª posição entre as unidades da federação. As unidades da federação com menores índices foram o Distrito Federal, com 0%, Rio Grande do Sul, com 5,3%, e Rio de Janeiro, com 5,9%. E os melhores desempenhos foram os de Rondônia, com 23,7%, Amapá, com 23,2%, e Pernambuco, com 22,5%.

Receita nominal do comércio ampliado

Em abril de 2021, o volume de vendas do varejo ampliado amazonense cresceu 2,6%, frente a março. Na comparação com abril de 2020 (primeira onda da pandemia no Estado), o varejo ampliado no Amazonas apresentou crescimento de 88,1%. No acumulado do ano (janeiro a abril), o setor cresceu 20,2%, em relação ao mesmo período do ano anterior. Já no acumulado dos últimos doze meses, o indicador alcançou 19,2% de crescimento.

Receita do comércio ampliado – ranking da variação mês/mês anterior

A variação mensal da receita nominal de vendas do comércio varejista ampliado do Amazonas, de 2,6% obtida em abril, colocou o Estado na 20ª posição entre as unidades da federação. Os piores desempenhos foram os de Roraima, com -0,8%, Alagoas, com -0,7%, e Mato Grosso, com -0,4%. Os melhores resultados foram os do Ceará, com 19,5%, Tocantins, com 16,4%, e Bahia, 15,4%.

Receita do comércio ampliado – ranking da variação acumulada no ano

A variação percentual acumulada no ano, de 20,2%, obtida em abril, colocou o comércio varejista do Amazonas na 18ª posição entre as unidades da federação. Todas as Unidades da Federação obtiveram resultados positivos, e os mais expressivos foram os do Piauí e do Amapá, ambos com 32,5%, e o do Espírito Santo, com 22,4%.