Governo do AM prorroga decreto com restrições para prevenção à Covid-19

Nesta terça-feira (27), o governador Wilson Lima e membros do Comitê de Enfrentamento da Covid-19 se reuniram com representantes dos poderes e da sociedade civil, para anunciar a prorrogação do decreto nº 42.794/2020. Com a decisão, fica suspenso, por mais 30 dias, o acesso às áreas de praias para recreação e o funcionamento de balneários, flutuantes e bares. A medida foi tomada após avaliação dos dados epidemiológicos da doença no estado, apresentados pela Fundação de Vigilância em Saúde (FVS-AM).

De acordo com a Fundação, a média móvel de casos de Covid-19 evoluiu 23% no Amazonas nos últimos 14 dias. Em Manaus, a alta de casos no período foi de 55%. As hospitalizações em decorrência da doença e os óbitos também têm apresentado tendência de aumento.

O governador explicou que a avaliação das autoridades de saúde leva em consideração o aumento de aglomerações em função de eventos eleitorais e a antecipação do período sazonal de ocorrência de Síndromes Respiratórias Agudas (SRAGs) no Amazonas, com o início precoce do período chuvoso.

O presidente em exercício da Fecomércio AM, Aderson Frota, participou do encontro e manifestou que os representantes da atividade comercial estão solidários e gratos com a sensibilidade demonstrada pelo executivo estadual. “Nós do setor comercial estamos irmanamos, desde o primeiro momento, a todos os protocolos emanados da Anvisa, da Secretaria de Saúde e chancelados pelo governador do estado. Nos estabelecimentos comerciais, foram adotados todos os procedimentos de segurança”, enfatizou.

Frota destacou ainda que o grande impacto econômico da Covid-19 é a “pandemia do desemprego”. “As pessoas que perdem o emprego e renda perdem um pouco a dignidade. Aí ocorrem exacerbações, que muitas vezes culminam na violência e na criminalidade. Precisamos avaliar esse contexto e estamos aqui para propor e encontrar soluções”, observa.