Generais Estevam Theophilo e Edson Rosty são homenageados na Fecomércio AM

Generais Estevam Theophilo e Edson Rosty são homenageados na Fecomércio AM

A Fecomércio AM realizou, na tarde desta sexta-feira (27), a entrega da Medalha do Mérito Comercial do Amazonas ao Comandante Militar da Amazônia, general de exército Estevam Theophilo e ao Comandante da 12ª Região Militar, general de divisão Edson Rosty.

A Medalha do Mérito Comercial do Amazonas foi instituída pela Fecomércio AM em 1993, com o intuito de distinguir aqueles que representam os mais altos princípios morais norteadores do comportamento individual e coletivo, o desenvolvimento às atividades empresariais e sociais, a ajuda ao desenvolvimento econômico, político e sociocultural, especialmente, em defesa dos interesses do Amazonas.

No discurso de abertura, o presidente da Fecomércio AM, Aderson Frota, destacou a importância do evento para demonstrar a gratidão da atividade comercial pela contribuição das Forças Armadas na redução dos impactos da pandemia. “Nos momentos dolorosos da primeira e segunda onda da pandemia, nós empresários estávamos ansiosos para que os efeitos passassem, de que toda aquela agonia terminasse e a colaboração das Forças Armadas foi fundamental para que superássemos aquele momento, pois resolveu grande parte das dificuldades produzidas pela Covid-19”, disse Frota.

O general Estevam Theophilo ressaltou a importância da comenda recebida. “É um reconhecimento ao Comando Militar da Amazônia, à 12ª Região Militar e ao Exército Brasileiro. Nós vivenciamos dois anos de pandemia, que ceifou muitas vidas, mas todos nós integramos um esforço conjunto com a sociedade amazonense, e no meu caso, com as sociedades de Roraima, do Acre e de Rondônia. Foi um esforço hercúleo para reduzir os efeitos da pandemia, no qual trabalhamos, principalmente, com a parte logística e médica”, explicou.

O general Edson Rosty agradeceu a homenagem e apontou os desafios sociais do pós-pandemia. “Não há como apagarmos da memória o que vivemos na pandemia, perdas em vidas humanas, em capacidade produtiva do Estado, da força de trabalho. Nesse momento, devemos nos preocupar com a outra onda, que são as doenças da mente e do espírito. Temos um efeito muito grande causado por mais de um ano de ações preventivas de combate à pandemia. Temos que acabar com o distanciamento afetivo, interagir mais, conversar mais e combater essa outra onda”, alertou.