​Fecomércio AM recebe comitiva de prefeitos de Portugal

A pedido do Cônsul Honorário de Portugal em Manaus, Antonio Humberto de Matos Figueiredo, a Fecomércio Amazonas recebeu, nesta terça-feira (21), em sua sede, uma comitiva formada por Prefeitos de Municípios Portugueses e demais representantes da comunidade portuguesa, para estreitar laços comerciais e anunciar o novo escritório da Confederação Nacional do Comércio (CNC) que será inaugurado em Lisboa nos próximos dias.

“Sempre que temos uma agenda consular, temos a preocupação de incluir nela os assuntos comerciais. Estamos com representantes de uma região muito bonita em Portugal, que é a Região do Douro, que tem uma atividade comercial fundamental, que são pessoas que vivem do comércio e daquilo que produzem. Então, esse diálogo é importante para apresentarmos nossos produtos e vermos como podemos aumentar nossa cadeia produtiva. Temos interesse em manter relações entre essas duas regiões, Amazonas e Douro”, explicou o Cônsul Honorário de Portugal em Manaus, Antonio Humberto de Matos Figueiredo.

Entre os prefeitos de Portugal, estavam presentes na reunião: Carlos Carvalho, Presidente do Município de Tabuaço; Carlos Silva, Presidente do Município de Sernancelhe e da Comunidade Intermunicipal do Douro; Francisco Lopes, Presidente do Município de Lamego; e Paulo Figueiredo, Presidente do Município de Moimenta da Beira.

O presidente da Fecomércio AM, Aderson Frota, destacou que a relação entre o Amazonas e Portugal é muito próxima e histórica. “Nós temos abundância de água, de floresta, uma rica bioeconomia, precisamos transformar isso em projetos de desenvolvimento. Estreitar relações para que a gente possa ampliar esses espaços e concretizar em negócios efetivos”, ressaltou o presidente.

O turismo também esteve em pauta na reunião. O presidente Aderson Frota ressaltou a atual tratativa do Governo do Estado, por meio da AmazonasTur, com a empresa TAP Air Portugal para a retomada da rota Manaus – Lisboa. “Os brasileiros querem conhecer Portugal e, com certeza, todos os portugueses que já ouviram falar do Brasil com mais intensidade, ouviram falar da Amazônia, dos encantos e das potencialidades que existem aqui, querem vir pro Amazonas”, destacou o presidente da Fecomércio AM, Aderson Frota.