Fecomércio AM participa de homenagem aos 20 anos da Fapeam

Representando o presidente da Fecomércio AM, o Dr. Celso Santos, membro do Conselho Fiscal da entidade, participou da Sessão Especial em alusão aos 20 da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam). Proposta pela deputada Joana Darc, a solenidade foi realizada nesta terça-feira (23) no Plenário Ruy Araújo da Assembleia Legislativa do Amazonas.

A sessão especial presidida pela autora da proposta, deputada estadual Joana Darc (União Brasil), foi marcada por emoção e lembranças de conquistas de mestres, doutores e discursos afinados de convidados, em reconhecimento à Fapeam pelo apoio ao desenvolvimento científico, tecnológico e inovativo do Amazonas. Ex-gestores da Fundação foram agraciados com certificados em reconhecimento ao trabalho desempenhado para crescimento da instituição. Foram eles: Maria Olívia de Albuquerque Simão e Edson Barcelos da Silva.

Na ocasião, Joana Darc entregou à diretora-presidente da Fapeam, Márcia Perales Mendes Silva, placa comemorativa para a Fundação pelos relevantes serviços prestados ao Estado do Amazonas com o fomento à pesquisa básica e aplicada e ao desenvolvimento tecnológico e experimental, ao longo dos seus 20 anos de existência.

Márcia Perales destacou que é quase impossível imaginar o mundo sem a contribuição da ciência, que tem sido a grande mola propulsora das transformações societárias, tecnológicas, produtivas, culturais, entre outras.

Ela também enfatizou o trabalho desenvolvido pela Fapeam ao longo de 20 anos, no cumprimento de sua missão e para a consolidação do Sistema de CT&I do Amazonas, além do fomento ao desenvolvimento de pesquisas, formação de recursos humanos da educação básica ao pós-doutorado, e apoio à infraestrutura de laboratórios, tanto na capital quanto no interior do estado.

“O reconhecimento público da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas é super importante pelo trabalho desempenhado pela Fapeam, e a consolida como instituição em franca expansão que contribui para o desenvolvimento social, econômico e ambiental do estado”, destacou Márcia Perales.

Joana Darc falou da importância das pesquisas apoiadas pela Fapeam nas diversas áreas do conhecimento, principalmente nas áreas da saúde e educação.

“Eu fui pesquisar o trabalho feito por esta fundação e fiquei impressionada, posso até dizer que fiquei apaixonada pelos projetos. É inegável que se teve um investimento considerável na Fapeam. Vejo que é um governo que tem olhado para esse segmento”, frisou a deputada.

O secretário de Governo do Amazonas, Sérgio Litaiff Filho, representou o governador Wilson Lima na sessão, em sua fala discorreu sobre a importância da Fapeam pelo trabalho de excelência no fomento à ciência, tecnologia e inovação, além da formação de profissionais altamente qualificados, ao longo dos seus 20 anos. “É gratificante ver o alcance da Fapeam pelo trabalho desenvolvido. Desejo vida longa à instituição”, completou.

Além da deputada Joana Darc, da diretora-presidente Márcia Perales Mendes Silva, de Sérgio Litaiff, a mesa foi composta também pela pró-reitora da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), Adriana Malheiro, pelo representante da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), Roberto Sanches, pelo reitor do Instituto Federal do Amazonas (Ifam), Jaime Cavalcante Alves, por Stefanie Lopes – diretora substituta do Instituto Leônidas e Maria Deane (ILMD/Fiocruz Amazônia), pelo chefe geral da Embrapa Amazônia Ocidental, Everton Rabelo Cordeiro, por Beatriz Teles – do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa), por Celso Santos – da Federação do Comércio do Estado do Amazonas (Fecomércio-AM), e por Cláudio do Carmo Chaves – da Fundação Universidade Aberta da Terceira Idade (Funati).