Fecomércio AM e IBGE estreitam laços para levar informações aos empresários

Na tarde desta quinta-feira (29), o presidente da Fecomércio AM, Aderson Frota e diretores da entidade receberam a visita do chefe do IBGE AM, José Ilcleson Mendes e do supervisor de pesquisas do Instituto, Riter Garcia. O IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) é o principal fornecedor de informações para toda a sociedade brasileira.

Na ocasião, José Ilcleson ressaltou a necessidade de estreitar os laços com a Federação do Comércio, para que uma mensagem de sensibilização em relação às pesquisas do Instituto, chegue aos empresários. "Não dá para empreender, planejar ou criar um negócio sustentável sem informações, que são cruciais para o planejamento público e também para o privado. Principalmente, no contexto atual. Precisamos saber como esta pandemia e todas as suas consequências estão afetando a vida das pessoas e do comércio", explicou.

Ilcleson enfatiza ainda que as pesquisas do IBGE continuam sendo realizadas. "Nossas pesquisas foram adaptadas devido à pandemia e estão sendo feitas por telefone (a distância), mas continuamos com a nossa missão e contamos com a colaboração da sociedade", completou.

Riter Garcia, supervisor das pesquisas por empresa do IBGE no AM, reforçou a necessidade de aproximação entre o IBGE e a Fecomércio AM para expor as atividades desenvolvidas pelo Instituto. "Esse encontro foi importante para sensibilizarmos em relação ao fornecimento de dados ao IBGE, e explicarmos o quanto isso é importante para as políticas públicas e para que o setor comercial possa se autoconhecer, através das estatísticas do IBGE", expôs.

O presidente da Fecomércio AM, Aderson Frota, salientou que a parceria com o IBGE será essencial para a atuação da entidade na defesa dos interesses do setor do comércio e de serviços no AM. "O IBGE vai nos fornecer dados para que possamos dialogar com as autoridades e fundamentar nossos pleitos em defesa da categoria comercial", explicou.