Fecomércio AM celebra 70 anos com homenagens para empresas amazonenses

Uma cerimônia especial marcou a celebração dos 70 anos de história da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Amazonas (Fecomércio AM). O evento, realizado na noite desta sexta-feira (15), no Armazém XV, reuniu autoridades civis e militares, líderes empresariais, e contou com a presença do presidente da Confederação Nacional do Comércio (CNC), o empresário amazonense José Roberto Tadros.

A entidade instituiu, em comemoração aos 70 anos, uma nova condecoração destinada a agraciar personalidades jurídicas com longevidade comercial, de relevantes serviços prestados à economia regional, que rompem décadas de atuação. A honraria foi intitulada Medalha do Mérito Desbravadores do Comércio José Roberto Tadros, em tributo à família Tadros, cuja empresa, J. Tadros & Cia Ltda, é considerada a mais antiga registrada no Estado, segundo a Junta Comercial do Amazonas, com uma trajetória centenária que remonta a 1874.

Foram agraciadas as empresas Jornal do Commercio, fundada em 1904; Top Internacional, fundada em 1968; Hospital Santo Alberto (1978); Grupo Alemã (1981); Casa do Eletricista (1982); Da Vinci Hotel (1986); e a mais longeva, J. Tadros & Cia, que está completando 150 anos de história.

“Fiquei emocionada com essa homenagem. A Fecomércio-AM é uma entidade de extrema importância para o comércio. O comerciante gera empregos e riqueza, mas ninguém se dá o trabalho de lembrar deles. As pequenas empresas são de uma importância vital para a economia”, destacou a empresária Selma Bomfim, viúva do presidente in memmorian do Jornal do Commercio, Guilherme Aluizio de Oliveira Silva.

No discurso de abertura do evento, o presidente em exercício da Fecomércio AM, Aderson Frota, destacou a atuação da entidade à frente do segmento que tem sido a força motriz da economia do Amazonas.

“O setor de comércio e serviços representa a maior formação do PIB do Estado e é o que mais gera emprego e renda, com mais de 70% da mão de obra, segundo o Caged. Somos responsáveis por mais de 61% da arrecadação de impostos, principalmente o ICMS”, ressaltou.

Fecomércio 70 anos

Fundada em 1954, a Fecomércio AM tem desempenhado um papel importante nas últimas sete décadas para assegurar às empresas e aos sindicatos do setor terciário melhores condições para o ambiente de negócios e o crescimento da economia do Amazonas.

“A Fecomércio Amazonas não é apenas uma entidade sindical, mas um verdadeiro símbolo de luta, superação e contribuição para o crescimento econômico e social da nossa região. A entidade se consolidou como um importante parceiro na construção de um Amazonas mais forte e com melhores oportunidades para todos, com ênfase no trabalho realizado pelo Sesc e Senac na promoção do bem-estar social e na qualificação profissional da população”, destacou o presidente da CNC, José Roberto Tadros.

Autoridades presentes

Entre as autoridades que prestigiaram o evento estavam os deputados estaduais Adjuto Afonso e João Luiz; os vereadores William Alemão e João Carlos; o Secretário de Estado Chefe da Casa Militar, Cel Fabiano Machado Bó; o Secretário Municipal do Trabalho, Empreendedorismo e Inovação, Radyr Gomes Junior; o Delegado da Receita Federal, Eduardo Badaró; o Presidente da Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Amazonas, Jean Cleuter Mendonça; o Vice-Presidente da Federação das Indústrias do Amazonas, Nelson Azevedo; o Diretor-Presidente da Agência de Fomento do Amazonas, Marcos Vinicius; e o titular da Companhia Amazonense de Desenvolvimento e Mobilização de Ativos, Acram Isper Jr., representando o Governador do Amazonas, Wilson Lima.

Assessoria de Comunicação da Fecomércio AM: Raquel Mendonça