​Empresários amazonenses investiram em ofertas e descontos para atrair consumidores neste Dia das Mães, aponta pesquisa da Fecomércio AM

A Fecomércio AM, por meio do Instituto Fecomércio de Pesquisas Empresariais do Amazonas (Ifpeam), realizou o levantamento de sondagem de vendas do Dia das Mães 2023. O questionário foi aplicado em 102 empresas do comércio varejista, entre 15 e 19 de maio. A sondagem aponta que as vendas voltadas para o Dia das Mães foram iguais ou superior para 76% dos entrevistados, quando comparado ao mesmo período do ano passado. Apenas 24% afirmaram que houve queda nas vendas.

Acesse aqui a pesquisa completa.

A estratégia usada pelos empresários para atrair os consumidores este ano foi apostar nas ofertas e nos descontos do preço do produto ou serviço, atrativo utilizado por 62% das empresas entrevistadas, confirmando o resultado da Pesquisa de Intenção de Compra do Consumidor, realizada pelo Ifpeam nos meses que antecederam o Dia das Mães, onde os consumidores informaram quais os principais critérios que os influenciam na hora da compra, destacando-se Promoções e Descontos (26%) e Preços (24%). Outros atrativos utilizados foram brindes e sorteios (25%), vendas parceladas sem juros (11%) e frete grátis (2%).

Das formas de pagamento, confirmando as preferências apontadas pelo Ifpeam na Pesquisa de Intenção de Compras para o Dia das Mães, o cartão de crédito parcelado foi o meio mais utilizado pelos clientes, com 48% das respostas, seguido por pagamento à vista (41%), crediário/carnê da loja (6%) e cartão de crédito à vista (5%).

A sondagem também confirmou a pretensão de gastos com o presente apontada na pesquisa de intenção de compras, na qual o consumidor respondeu que pretenderia gastar entre R$ 101,00 a R$ 200,00. A média de gastos foi de R$ 209,05, o que não só confirma a pesquisa anterior, mas demonstra um aumento de 10% no valor que estavam dispostos a desembolsar.

Sobre contratação de mão de obra para atender a demanda, 23% das empresas entrevistadas responderam que houve contratação de até 3 funcionários, 3% dos entrevistados contrataram entre 3 e 10 funcionários e para 74% das empresas consultadas, não foram necessárias novas contratações.

A sondagem foi realizada com gerentes, proprietários e líderes de setores de venda das empresas varejistas situadas nos shoppings da cidade (36%), área central (34%) e comércio de bairro (24%), em todas as zonas de Manaus. Foram abordadas empresas de pequeno, médio e grande porte e microempresas.