CNC promove jantar para 41 delegações do Grupo de Trabalho e Emprego do G20

A Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) promoveu um jantar nesta quarta-feira (27), em Brasília, para 41 delegações do G20, que integram o Grupo de Trabalho e Emprego, que está sob responsabilidade do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE).

Durante o encontro, o presidente do Sistema CNC-Sesc-Senac, José Roberto Tadros, deu as boas-vindas às delegações e ao ministro do MTE, Luiz Marinho, que esteve presente ao evento. “Eu quero cumprimentar o ministro, as autoridades aqui presentes e as delegações do G20 do mundo todo. Nós estamos mostrando um pouco do nosso Brasil e aquilo que se pretende fazer, buscando a modernidade junto com os demais países que compõem o G20, que precisa repensar a realidade do mundo nessa era de transformação da inteligência artificial”.

O presidente Tadros destacou o trabalho do ministério na construção de consensos que unem o capital e o trabalho, que são fundamentais para o desenvolvimento social e econômico do País.

“O emprego digno e de qualidade é uma das bases sobre as quais se assenta a prosperidade dos países.Por isso, desejo a todos vocês pleno sucesso no cumprimento da agenda definida para este fórum de cooperação internacional, para que possamos comemorar, no futuro, os avanços de que precisamos nas políticas públicas de trabalho em nossas nações”.

O ministro do MTE também agradeceu a presença de todas as delegações e enfatizou a importância do trabalho do G20 neste ano.

“Cumprimento a todos presentes e ao Tadros, meu amigo, presidente da CNC. Obrigado pela recepção maravilhosa. Amanhã, os trabalhos continuam. Tenho certeza de que hoje foi um dia bastante positivo, e que se repetirá amanhã, preparando o nosso G20 do trabalho na cidade de Fortaleza. Deixo o abraço fraterno do presidente Lula a todas as delegações do G20 presentes aqui. É uma grande oportunidade apresentarmos um pouquinho do Brasil e a expectativa que temos para o G20 este ano.”

CNC nos grupos de trabalho do G20 Social

A CNC vai integrar três grupos de trabalho do G20 Social, que tem pela primeira vez o Brasil como presidente do grupo composto pelas maiores economias do mundo.

Com ministros da Economia e presidentes dos bancos centrais de 19 países e de dois órgãos regionais, a União Europeia e a União Africana, anualmente, os Estados-membros do G-20 se encontram para discutir iniciativas econômicas, políticas e sociais.

A CNC vai fazer parte da agenda internacional social, que conta com participação da sociedade civil organizada de cada país para discutir temas de interesse dos integrantes do G20 Social.

A Confederação recebeu o convite para participar dos GTs de Economias Justas, Inclusivas e Antirracistas; de Educação e Cultura; e de Direitos das Mulheres e Igualdade de Gênero.

Para o presidente do Sistema CNC-Sesc-Senac, José Roberto Tadros, a participação da CNC no G-20 Social tem a marca da representatividade ímpar e do reconhecimento da importância do setor de comércio de bens, serviços e turismo para o Brasil. “A presença da CNC nos grupos de trabalho do G20 contribuirá para promover a inclusão, a equidade e o avanço social, criando um mundo mais justo e igualitário para todos.”

Economia global

As nações que compõem o G20 representam cerca de 85% de toda a economia global, mais de 75% do comércio mundial e cerca de dois terços da população mundial.

Como presidente do grupo, o Brasil vai pautar temas sociais, ambientais e a reforma das organizações multilaterais, como a Organização das Nações Unidas (ONU).

Os assuntos que serão priorizados pelo governo federal nas discussões do G20 são a inclusão social e combate à fome; a transição energética e o desenvolvimento sustentável; a reforma das instituições de governança global e organizações multilaterais.

Os países participantes do grupo são África do Sul, Alemanha, Arábia Saudita, Argentina, Austrália, Brasil, Canadá, China, Coreia do Sul, Estados Unidos, França, Índia, Indonésia, Itália, Japão, México, Reino Unido, Rússia e Turquia, mais União Africana e União Europeia. Além disso, países e organizações internacionais convidados pelo anfitrião também participam do G20.

Em 1° dezembro de 2023, o Brasil assumiu a Presidência Pro Tempore do G20 para o ano de 2024, e a Cúpula de Líderes do G20, que ocorre anualmente, está agendada para os dias 18 e 19 de novembro de 2024, no Rio de Janeiro, com a presença das lideranças dos países-membros.