CNC lidera bancada de empregadores brasileiros na 111ª Conferência da OIT

Teve início no dia 5 de junho, em Genebra, na Suíça, a 111ª Conferência Internacional do Trabalho (CIT), promovida pela Organização Internacional do Trabalho (OIT), agência das Nações Unidas, cuja missão é promover igualdade de condições e tratamento no local de trabalho. Este ano, a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) é a entidade que lidera a bancada de empregadores brasileiros e é personificada pelo seu presidente, José Roberto Tadros, como principal comissário da delegação patronal do Brasil.

“É uma honra e satisfação representarmos todos os empregadores do Brasil na conferência e contribuirmos para a importante missão desse órgão internacional. Na busca de melhorias das condições de trabalho e na ampliação da proteção social, o Brasil vem, por meio de um esforço nacional, com o apoio dos atores sociais, de forma tripartite, promovendo o trabalho decente em todas as áreas do setor produtivo”, afirma Tadros.

A estrutura tripartite da OIT confere igualdade de interlocução a representantes de governos, organizações de empregadores e trabalhadores dos 187 Estados-membros da Organização das Nações Unidas (ONU). Anualmente, a organização promove a conferência, onde são determinadas as normas internacionais do trabalho e as políticas gerais da entidade global. O encontro deste ano vai até o dia 16 de junho no Palácio das Nações, sede da ONU na Europa.

Os membros da delegação patronal brasileira participam das comissões em que ocorrem debates técnicos, sempre com foco na justiça social, incluindo temas como aplicação de normas, aprendizagem, proteção laboral e transição justas.

Além dos membros da CNC e das Federações do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de diferentes estados, a comitiva brasileira no evento é composta por representantes patronais das Confederações Nacionais da Agricultura e Pecuária, Indústria, Saúde, Transporte e entidades afins.

CNC na 111ª Conferência da OIT

O comissariado da delegação brasileira inclui, além do presidente José Roberto Tadros, o diretor da CNC e presidente em exercício da Fecomércio-SP, Ivo Dall’Acqua Júnior, como delegado substituto. Dall’Acqua é conselheiro técnico da CNC na Comissão de Normas da Conferência, que verifica se os países estão cumprindo os preceitos anteriormente estabelecidos pela OIT. A Confederação também participa na Comissão de Proteção Laboral, que vai debater temas como salario vital (living wage), trabalho decente, direito à desconexão e proteção aos trabalhadores informais.

“Nossa missão é cuidar para que as discussões e consensos não se afastem da realidade do ambiente econômico do Brasil, contribuindo assim para que tenhamos um ambiente de relações do trabalho eficiente e produtivo, com ganhos para todos”, explica Ivo.

Além dos diretores e técnicos já citados, compõem a comitiva: Antonio Florencio de Queiroz Junior, vice-presidente Administrativo da CNC e presidente da Fecomércio-RJ; Kelsor Gonçalves Fernandes, diretor da CNC e presidente da Fecomércio-BA; Sebastião de Oliveira Campos, vice-presidente da CNC e presidente da Fecomércio-PA; Bernardo Peixoto dos Santos Oliveira Sobrinho, diretor administrativo da CNC e presidente da Fecomércio-PE; Itelvino Pisoni, diretor da CNC e presidente da Fecomércio-TO; José Aparecido da Costa Freire, vice-presidente da CNC e presidente da Fecomércio-DF; Aderson Santos da Frota, diretor da CNC e presidente em exercício da Fecomércio-AM; Simone Guimarães, diretora-geral executiva da Confederação, Alain MacGregor, diretor Jurídico e Sindical; Nara de Deus Vieira, diretora de Relações Institucionais e Luciana Diniz, advogada da Diretoria Jurídica e Sindical (DJS) da Confederação.