CNC entrega Agenda Institucional ao Governo Federal e Congresso Nacional

Nesta terça-feira, 14 de março, em Brasília, o presidente da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), José Roberto Tadros, irá entregar a Agenda Institucional do Comércio ao Governo Federal e Congresso Nacional.

O documento, que reúne propostas e recomendações do Sistema Comércio para o desenvolvimento do País, será entregue ao vice-presidente da República e ministro do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, ao presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, e ao presidente do Senado, Rodrigo Pacheco.

Na ocasião, também serão entregues documentos específicos de todos os Estados e do Distrito Federal, bem como dos segmentos de Comércio, Serviços e Turismo. A solenidade, realizada no Centro Internacional de Convenções do Brasil, conta com a presença de mais de 130 parlamentares, além dos presidentes de todas as Fecomércios, da Fenacon, Fenavist, Fecombustíveis, Fenacor, Feaduaneiros, Febrac e FBHA.

Representando o Estado do Amazonas, o presidente da Fecomércio AM, Aderson Frota, participa da cerimônia e entregará as propostas para os deputados federais pelo Amazonas, Saullo Vianna (União Brasil) e Capitão Alberto Neto (PL), parlamentares que confirmaram presença até o momento.

Agenda Institucional do Comércio

A Agenda Institucional do Comércio, elaborada pela CNC, é um instrumento importante para o desenvolvimento empresarial, econômico e social do Brasil, apresentando propostas e recomendações de políticas públicas para o setor terciário, como: legislações empresarial, tributária, trabalhista, do consumidor e sindical; normalização comercial, acesso ao crédito, infraestrutura, poder público e micro e pequenas empresas (MPEs).

O documento representa a união de esforços das 34 federações e 1.056 sindicatos empresariais que integram o Sistema Comércio e parceiros do turismo. Ele é composto por sugestões da classe empresarial que poderá ser usado na elaboração de propostas de governo nas áreas da economia, do turismo, da educação e cultura, do esporte e lazer.

As propostas contidas no documento têm o intuito de contribuir com as políticas públicas, sempre com base no trinômio de segurança jurídica, democracia e livre comércio. O documento representa 5 milhões de empresas, que geram 25 milhões de empregos diretos e formais no País, além da representatividade do Sesc e do Senac que alcançam mais de 2 mil municípios.

Movimento “Vai Turismo”

A agenda também é resultado do projeto ‘Vai Turismo – Rumo ao Futuro’, movimento nacional formado para integrar propostas e conectar instituições para recomendar políticas públicas que estimulem o desenvolvimento sustentável dos destinos turísticos brasileiros.

Para colaborar com a elaboração da Agenda, o movimento Vai Turismo reuniu cerca de 300 organizações signatárias, com mais de 100 encontros técnicos nos estados. Foi elaborado um comparativo com projetos nacionais e internacionais, uma pesquisa de percepção e 27 diagnósticos das unidades federativas com base na metodologia de Destinos Turísticos Inteligentes.