Fecomércio AM completa 69 anos de atuação em defesa do comércio amazonense

Há 69 anos, a Fecomércio AM tem atuado como um importante porta-voz dos empresários do comércio de bens, serviços e turismo do Amazonas, representando a classe empresarial nos mais diversos diálogos com o poder público e defendendo os interesses do segmento que representa 70% do PIB do país.

Hoje, o setor comercial do Amazonas é responsável pela manutenção de mais de 320 mil postos de trabalho e pela maior arrecadação de ICMS do estado. Do empresário ao trabalhador do comércio, todos encontram credibilidade, segurança e assistência nas ações promovidas pela Fecomércio no Amazonas.

Para esse segmento econômico, a Fecomércio AM trabalha permanentemente visando assegurar as melhores condições para a geração de resultados e o desenvolvimento social e econômico.

Conheça alguns de nossos serviços:

- Emissão de Certificado de Origem Digital, que atesta oficialmente a origem da mercadoria do país de exportação e especifica as normas utilizadas na negociação e estabelecidas nos acordos comerciais entre países.

- Cooperativa de Crédito dos Empresários de Manaus (Sicoob Credempresas/AM), que atua como um banco, oferecendo produtos de financiamento e crédito em geral, cheque especial e desconto de títulos, além de aplicações financeiras.

- Programa Jovem Aprendiz, por meio da Fecomércio Estágio, serve como um elo entre os estagiários e o mercado de trabalho e contribui para o desenvolvimento de competências de jovens entre 14 e 24 anos.

- Fecomércio Oportunidades, que proporciona uma troca de informações entre os empresários amazonenses e pessoas interessadas em conquistar uma oportunidade de emprego.

- Programa Saúde Ocupacional, tem como objetivo solucionar os problemas ligados aos cuidados da saúde e segurança do trabalhador, uma equipe de trabalho multidisciplinar auxilia empresas amazonenses.

- Comércio Mais, por meio de ofertas e descontos, amplia a demanda de consumidores nas empresas parceiras. O projeto visa beneficiar estabelecimentos comerciais conveniados, que ao oferecerem descontos em produtos e serviços atrairá um número maior de consumidores.

- Centro do Comércio do Estado do Amazonas (Ceceam), entidade extrassindical, que integra a Fecomércio e agrega comerciantes que não precisam fazer parte de sindicatos, o Centro do Comércio pode aproximar-se tanto do poder público quanto de outras associações classistas com o objetivo de cooperar com os interesses da economia local.

- Instituto Fecomércio de Pesquisa e Projetos Empresariais do Amazonas, Ifpeam, tem como objetivos: organizar e coordenar palestras, encontros, treinamentos; elaborar estudos, projetos; captar, gerar e difundir informações e conhecimentos necessários ao desenvolvimento dos setores do comércio e serviços.

A Fecomércio AM possui, ainda, a responsabilidade pela coordenação de ações dirigidas aos trabalhadores do Comércio de Bens, Serviços e Turismo por meio do Sesc (Serviço Social do Comércio) e do Senac (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial).