Presidente da Fecomércio AM recebe autorga da Academia Amazonense de Medicina

11 de Outubro de 2017

Na noite desta quarta-feira, às 20h, na sede da Fecomércio AM, será realizada seção solene em comemoração ao Dia do Médico, na qual o presidente da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do AM, Dr. José Roberto Tadros será agraciado com o título de Membro Benemérito da Academia Amazonense de Medicina.

A instituição foi fundada no dia 14 de março de 1980, por um grupo de seis médicos que exerciam a medicina no Amazonas, na sede da Secretária Municipal de Saúde de Manaus (Semsa), situada na rua Ferreira Pena. A escolha do local prendeu-se ao fato de, à época, o Dr. Deodato de Miranda Leão, um dos membros fundadores da Academia, ser secretário daquela Pasta. Adormecida por mais de 19 anos, foi reinstalada em 24 de março de 1999, em reunião realizada no Centro Cultural Palácio Rio Negro, que contou com dezenas de médicos que praticam a medicina no Estado do Amazonas.

Tendo como objetivo principal discutir, em alto nível filosófico, como fazia Platão em Academus, as questões relacionadas com a medicina, tem também a Academia Amazonense de Medicina compromisso prioritário com a preservação da memória médica do Amazonas. Sua bandeira é de cor branca – simbolizando tanto a paz quanto a cor do uniforme médico – e verde representando a cor da medicina, a nossa floresta e a esperança. O seu slogan “medicinae memoriam servare”, que traduz a preservação da memória médica, corrobora os objetivos da Academia.

A beca de seus membros é de cor azul, em homenagem a uma das cores do nosso Amazonas e verde, a cor que identifica a profissão de médico.

A Academia Amazonense de Medicina tem no seu quadro de membros as categorias: titular, honorário, benemérito e correspondentes nacionais e internacionais.